Coesão e Coerência

COESÃO TEXTUAL

O vocábulo “texto” tem origem do latim “textum”, que significa “tecido”. Fazendo-se uma analogia, podemos pensar que um tecido é resultado de uma união de pequenos fios que se costuram até um determinado limite de extensão. Já no caso de um texto, temos elementos que precisam, também, estar “costurados” para que formem um dado sentido.
Um texto com coesão é um texto conectado, interligado. Além de uma sequência lógica (coerência), um texto precisa que suas ideias estejam encadeadas.

Os elementos coesivos
Podemos utilizar diversos mecanismos linguísticos para exercer a coesão em um texto. Conjunções, sinônimos, pronomes, numerais, advérbios são alguns exemplos. Observem o exemplo a seguir:

Notem na frase: “Senhor, o índice de violência cresceu tanto, que já não há mais espaço no gráfico para apontá-lo”, a presença de dois mecanismos coesivos: o conectivo “que” estabelecendo uma relação de consequência entre as orações e a forma verbal junto ao pronome oblíquo “apontá-lo”, substituindo a expressão “índice de violência”.


COERÊNCIA TEXTUAL
A coerência textual resulta da relação harmoniosa entre as idéias apresentadas em um texto. Refere-se, dessa forma, ao conteúdo, ou seja, à sequência ordenada das opiniões ou fatos expostos de forma coerente, sem contradições ao que se afirma para os interlocutores, devendo ter:
• Organização entre as partes como um todo;
• As frases não devem ser contraditórias,
• O texto deve ter princípio, meio e fim.

Comentários

  1. Gurias belo trabalho!

    Ficou lindo o blog de vocês!
    Estão de Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. O blog está interessante! Os assuntos estão bem claros.Parabéns ao grupo!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o trabalho de vocês meninas! Parabéns. Lara - Polo Sepé Tiaraju

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Denotação e Conotação

Pressupostos e Subentendido